quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

POR UM GOVERNO POPULAR E DEMOCRÁTICO PARA O RIO!

Com Direito a passar o Carnaval no Rio!

Férias, verão de rachar, caos urbano no Rio, onde prefeito sugere que quem tiver sítio ou casa fora da cidade, vá para lá, inclusive durante a Copa. Pede também que não se critique o Rio na internet para que se possa viver mais feliz!

Isso atesta alguma coisa? Mais que uma, é claro. O que esses dois governos (estadual e municipal) do PMDB et caterva fizeram com o Rio?

Ora, a Copa virou a desculpa oficial para a maior ofensiva anti-popular das últimas décadas no Rio. E vai ter mais, depois da dita, virá a justificativa das Olimpíadas.

Os governos do Rio, do qual participa até o meu finado partido, contra a nossa vontade, se entregaram de corpo e alma aos negócios em torno da especulação imobiliária, das obras sem finalidade, para agradar empreiteiras. Jamais vi governos que estivessem tão desinteressados com o que se passa com a vida das pessoas da cidade.

Em nome da Copa, desalojaram milhares de pessoas à força – legalizada, às vezes, pela barbárie jurídica. E sempre pela falta de possibilidades dos pobres de contestação.

As manifestações que explodiram nas ruas foram acuadas por cassetetes, gás e spray, além de balas de borracha. Policiais se disfarçam de meliantes para meliar e acusar black blocs de tudo. Inocentes úteis são pagos, não se sabe por quem, para tirar o povo da rua, agindo irresponsavelmente.

Preparam uma legislação anti-terrorismo – é de gargalhar - para acabar com a democracia com participação popular.

O que acontece nos transportes é proibido de filmar nos horários de pique, e a Globo censura seus repórteres por terem tentado, o que prejudicaria a fluidez e a segurança dos passageiros!!! Os trabalhadores que gastavam 1 a 2 horas para chegar ao trabalho agora levam de 2:30 a 3:30 horas.

Ir ao futebol? Como? O ingresso de um jogo desimportante do Flamengo no Maraca, mais barato, foi de 100 reais. Cada time joga seis a oito vezes por mês. Quer dizer, o salário iria acabar só com o ingresso.

As UPPs (as agora famigeradas Unidades de Pacificação policial) matam e desaparecem com os corpos dos desafetos. E a classe média clama por mais polícia.

Mas o Rio continua lindo, e claro que queremos que os turistas gostem do que é feito em nome deles. Para os generosos cariocas poderem viver bem também é preciso outra coisa: Uma coalizão de forças de esquerda para acabar com o estado sub-facista do Rio. Sou, como, tantos outros, por uma coalizão popular e democrática contra o regime das elites: tecnocrático e  autoritário.

Precisamos somar forças e não nos deixar enganar por uma mídia que tem parte nisso tudo que aí está.

Enquanto isso, na serra ou na praia, nas ruas ou em casa: 

Suvaco do Cristo no Jardim Botânico:
Homenagem ao Bagulho legalizado no Uruguai.

Bom Carnaval!
- com a irreverência do Rio.

- Daqui não saio daqui ninguém me tira!


Eduardo de A. Costa

(Rio, 25 de fevereiro de 2014.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário