sábado, 28 de dezembro de 2013

ÁRVORE DE NATAL DO RIO

Árvore da Lagoa nesse Natal tem galhos.
É NA LAGOA!

Nesse ano fomos surpreendidos por um fato banal, mas que não passou desapercebido: a quase ausência total de decoração natalina no Rio de Janeiro. É provável que a quantidade de obras nas vias públicas como preparação para a Copa tenham tirado o espaço ou a motivação para tal.

Assim, fomos compelidos a adorar a Árvore da Lagoa, ou do Bradesco e uns bonecos de presépio aqui e acolá.  Para minha alegria, dessa vez, o interesse não foi tão alto como nos primeiros anos de seu monta desmonta. O trânsito para quem mora aqui do lado do Jardim Botânico nesse período era terrível. Agora continuou sendo o que já é normal a maior parte dos dias dos dias úteis.

De dia os galhinhos do "pinheirinho" são demais!
O que sempre me invocou paralelamente é de como é feio esse tosco cone metálico que passa a maior parte do dia a corromper nossa bela paisagem da Lagoa. No corrente ano, o jogo de cores e motivos continua bonito à noite, mas já houve anos em que o espetáculo de cores era melhor.

Têm coisas muito simples que nunca entendo na “festividade promocional”. Por que o Bradesco coloca essa árvore lá? Em parte, creio, porque foi uma boa idéia e ponto. Não custa nada: tudo se desconta dos impostos e o custo da polícia para disciplinar o trânsito, e de tudo o mais, são por conta dos outros. Mas, já que vai colocar a coisa lá, não podia ser mais inteligente, “ambientalmente sustentável”? Será que eles concorrem com outros prá usar a Lagoa como plataforma promocional? Será que, de fato, a idéia nasceu da prefeitura e foram buscar um patrocinador? Não sei.

Sem mudar muito, eu teria uma idéia simples: fazer ela ficar bonita de dia também! Seria fácil com placas refletoras coloridas – em forma de bolas ou não, que se movessem pela brisa; o sol ou a chuva fariam o resto.  Para o espetáculo à noite seria só jogar luzes sobre ela. Ta bom, dá para ter idéias melhores, inclusive acabar com ela, mas convenhamos há mais de dez anos, acho, que esse negócio acontece.

Mas porque estou escrevendo sobre isso? – tem coisa muito pior acontecendo ao meu redor. A resposta também é simples, alem de gostar de beleza, recebi um email com as Árvores de Natal mais belas do mundo, não estamos entre as sete primeiras. Mas a "nossa" está lá, numa foto singular que é quando jogava fogos pelas ramas, entre as 20 mais. O problema é que é um minuto só daquela beleza. E o resto do dia? Eu tenho de ver todo o tempo! Tô ficando rabugento? Acho que não.

À noite, mesmo sem foco, agrada!
Entenda que tudo é um gancho para desejar um excelente ano de 2014 a todos amigos e amigas, com muita criatividade, beleza e alegria...

E muitas manifestações de rua boas para todos nós.
            

BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!


São os votos do Eduardo.

2 comentários:

  1. Gostei. Bom Ano Novo para você. Estamos em Estocolmo em um apartamento emprestado de um amigo... O frio aqui é grande, mas sem neve, para nosso desgosto...
    Eli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tive vontade de conhecer Estocolmo, mas nessa época deve ser frio demais. Para quem como vcs têm amigos, o calor humano e umas vodkas compensam.
      Beijos Eli!
      Abraços para o Léo.
      Eduardo

      Excluir